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Autonomia Elétrica

Autonomia

O futuro é elétrico.
Embarque com a gente no futuro da eletrificação.

Diferença entre Modelos

Entenda as diferenças e como funciona cada tipo de carro.

VEÍCULOS TÉRMICOS

O carro a combustão funciona com o uso de combustível fóssil, sendo o motor seu principal mecanismo para gerar a locomoção. A mistura entre combustível e ar gera uma faísca, que causa uma explosão - fato que fornece a energia necessária para fazer o carro se mover.
 

VEÍCULOS ELÉTRICOS

O carro elétrico não possui nenhum tipo de queima ou explosão. O principal mecanismo que gera energia suficiente para fazer o carro andar é a bateria - nela, um inversor converte a corrente contínua em corrente alternada, acionando o motor elétrico. O carro 100% elétrico não emite nenhum gás do efeito estufa.
 

O que influencia na autonomia?

A autonomia e a performance do seu carro elétrico podem ser afetadas de acordo com:

Capacidade da bateria

A autonomia varia de acordo com o modelo e tipo de bateria que você possui. Nos veículos Peugeot, a bateria de carros elétricos possuem de 50 a 75 kWh de capacidade – com autonomia que varia entre 220 km (PBEV)* até 345 km (WLTP)**. (i) * O ciclo PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) considera uma margem de erro 30% menor do que a autonomia alcançada em laboratório.​ **O protocolo WLTP (Procedimento de Teste Global Harmonizado para Veículos Leves.) é usado para a aprovação dos veículos na União Europeia. Determina um novo ciclo de testes e um novo procedimento para a medição do consumo de combustíveis, CO2 e emissões de poluentes regulados em veículos leves sob condições laboratoriais padronizadas.  
 

Condições climáticas

A temperatura exterior próxima a 20º é a ideal para manter uma excelente performance do seu carro elétrico. Um clima quente ou frio demais pode prejudicar o rendimento da bateria e consequentemente, reduzir sua autonomia.
 

Ar-condicionado

O uso de ar-condicionado reduz a autonomia e a performance do seu carro elétrico, por conta da quantidade de energia necessária da bateria para manter a climatização interna.
 

Estilo de condução

O estilo de condução também afeta a autonomia. Nos modelos Peugeot, você pode escolher entre os modos: Eco, Normal ou Sport.
 

Topografia

Outro fator que pode interferir na autonomia é a topografia do terreno. Os veículos movidos a bateria tem uma performance melhor em descidas, onde acontece a regeneração da bateria pelo freio motor. Nas subidas, a autonomia é prejudicada - variando sempre do estilo de condução.
 

Otimização e Modos de Condução

Existem algumas formas para preservar a autonomia do seu carro elétrico:
  • Frenagem regenerativa: Com essa funcionalidade, ao tirar o pé do acelerador no modo B - “Brake”, o freio do motor permite recarregar a bateria nas desacelerações, regenerando a carga e otimizando a autonomia do veículo.

  • Condução econômica: Com o modo de condução Eco, a energia e a potência do motor são reduzidas.
  • Eco: A otimização da autonomia é ativada.

  • Normal: Modo padrão de condução.

  • Sport: Prioriza a performance com o máximo de potência do carro
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FAQ - Dúvidas Frequentes
A performance do carro elétrico é igual ao modelo a combustão?
Sim. Ainda que silencioso, o carro elétrico não é menos potente. Pelo contrário, ele oferece um torque fascinante e instantâneo! Além de oferecer mais conforto durante a condução, devido às vibrações reduzidas.
Quando os carros serão todos elétricos?
Ainda é difícil definir uma data exata de quando os veículos serão totalmente elétricos, mas sabe-se que a eletrificação em grande ou pequena escala é um caminho sem volta.
Como é a autonomia de um carro elétrico?

Autonomia é a distância que o carro percorre com sua bateria 100% carregada. No caso do Peugeot e-208, a autonomia é de 220 km (ciclo PBEV)* e 345 km (ciclo WLTP)**, no Peugeot e-2008 varia entre de 234 km (ciclo PBEV) e 345 (ciclo WLTP), enquanto o utilitário e-Expert esse valor oscila entre 289 km (ciclo PBEV) e 330 km (ciclo WLTP).​

* O ciclo PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) considera uma margem de erro 30% menor do que a autonomia alcançada em laboratório.​

**O protocolo WLTP (Procedimento de Teste Global Harmonizado para Veículos Leves.) é usado para a aprovação dos veículos na União Europeia. Determina um novo ciclo de testes e um novo procedimento para a medição do consumo de combustíveis, CO2 e emissões de poluentes regulados em veículos leves sob condições laboratoriais padronizadas.​

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