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NOVO PEUGEOT HYPERCAR 9X8: VELOCIDADE, EFICIÊNCIA E DESIGN

NOVO PEUGEOT  9X8 HYPERCAR - VELOCIDADE, EFICIÊNCIA E DESIGN

A PEUGEOT revela o protótipo do Hypercar 9X8, seu carro de competição de última geração, que deve estrear em 2022 no Campeonato Mundial de Endurance FIA (WEC). Hipereficiente, propulsado por uma motorização híbrida e dotado de transmissão integral, o PEUGEOT 9X8 está alinhado com a estratégia da Neo-Performance desenvolvida pela PEUGEOT, com foco numa performance mais virtuosa e responsável, tanto para veículos de série como para veículos de competição. O 9X8 nasceu de uma convergência inédita entre a equipe de engenharia da PEUGEOT SPORT e a equipe da PEUGEOT Design. A proposta marca o início de uma nova era do automobilismo,  com uma linha perfeitamente fluida, que dispensa o aerofólio traseiro e ostenta uma potente identidade de marca. Soluções técnicas inéditas e elegância felina: o 9X8 só podia ser PEUGEOT. 

 

 

PROJETADO PARA SURPREENDER

 

Com o 9X8, a PEUGEOT desenvolve um verdadeiro projeto de marca em torno do conceito de Neo-Performance, aliando uma esportividade extrema, um know-how tecnológico que pode ser adaptado aos modelos de série, além da eficiência e da excelência estilística.

A inédita colaboração entre as equipes de Design e de Engenharia da PEUGEOT e da PEUGEOT Sport foi determinante para explorar novas soluções em aerodinamismo e estilo, bem como para definir uma linha absolutamente original. Depois de intensos meses de colaboração, os engenheiros de desenvolvimento, sob a responsabilidade de Olivier JANSONNIE, Diretor Técnico da PEUGEOT Sport, e os designers dirigidos por Matthias HOSSANN, Diretor de Design da PEUGEOT, revelam as principais linhas e o conceito aerodinâmico do PEUGEOT 9X8.

POR QUE O NOME 9X8?

 

O 9 inicial caracteriza os veículos de competição extremos da Marca, como os modelos de Endurance PEUGEOT 905 e 908, duas máquinas icônicas do fabricante. O X evoca as tecnologias de tração integral (tração nas 4 rodas) e de hibridação que equipam o novo PEUGEOT Hypercar, estendendo à competição a estratégia de eletrificação da Marca. O 8 é o número que pontua todos os nomes de veículos atuais da PEUGEOT: 208 e 2008, 308, 3008, 5008 e, obviamente, o 508, que passou recentemente pelas mãos da mesma equipe de engenheiros e designers do Hypercar, para se tornar o primeiro modelo a ostentar o selo PEUGEOT SPORT ENGINEERED.

 

SEM AEROFÓLIO

 

A parte traseira do Peugeot 9X8 apresenta três garras brilhantes em suas lanternas, assinatura da marca e logo abaixo vem uma inscrição humorística: "We need no rear wing", ou seja, "não precisamos de aerofólio".

“Os novos regulamentos do Hypercar de Le Mans (LMH) foram projetados para que todos os vetores clássicos de desempenho sejam nivelados, explica Olivier Jansonnie , Diretor Técnico do programa WEC da PEUGEOT Sport. É emocionante, porque cabe a nós inventar, inovar e encontrar oportunidades para gerar desempenho fora dos padrões tradicionais.”

A ausência do spoiler libertou a silhueta do PEUGEOT 9X8, conferindo-lhe uma fluidez que não se via há décadas. Para os designers, cúmplices dos engenheiros, permitiu esculpir volumes harmoniosos e dinâmicos e criar grandes superfícies ligando as laterais ou conduzindo às cavas das rodas dianteiras.

ESTILO DE TIRAR O FÔLEGO 

 

Além da silhueta e do aspecto geral, a equipe de Design fez um trabalho de integração dos códigos característicos da Marca PEUGEOT em todos os detalhes da execução – num projeto perfeitamente eficiente, como não podia deixar de ser.

Assinatura característica da PEUGEOT, as três garras luminosas dos conjuntos óticos dianteiro e traseiro inserem plenamente o 9X8 na gama de modelos da marca. O novo emblema retroiluminado, sublimado pela cabeça do Leão, está presente na face dianteira e nas laterais do carro.

O novo emblema retroiluminado, sublimado pela cabeça do Leão, está presente na face dianteira e nas laterais do carro. A cor cinza Sélénium, realçada por detalhes contrastantes em Kryptonite (um verde amarelado ácido), integra o código de cores presente na carroceria e no interior do cockpit,  ecoando o novo selo PEUGEOT SPORT ENGINEERED, inaugurado no 508 e no 508 SW.4{><0}

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“Embora eu conheça a qualidade do trabalho e da inovação das equipes de Design da PEUGEOT e da PEUGEOT Sport, devo confessar que eles me surpreenderam com este magnífico 9X8: essa combinação de uma identidade de marca potente com uma linha fluida e inovadora é simplesmente brilhante”, declarou Linda JACKSON, Diretora Geral da PEUGEOT.

NO WING! As oportunidades do regulamento LMH (Le Mans Hypercar).

Na traseira do PEUGEOT 9X8, elementos finamente esculpidos acolhem as três garras luminosas das lanternas, enquadrando um amplo difusor sobre o qual pode-se ler uma inscrição cheia de humor: “ We need no rear wing” (Não precisamos de aerofólio traseiro).

Introduzido pela primeira vez nos Chaparral 2F nas 24 Horas de Le Mans de 1967, o aerofólio traseiro é posto em causa pela primeira vez em mais de meio século. A traseira inovadora do 9X8 nasceu dos estudos dos engenheiros da equipe da PEUGEOT Sport.

“ O novo regulamento Le Mans Hypercar (LMH) foi concebido com o objetivo de nivelar todos os vetores de desempenho convencionais, explica Olivier JANSONNIE, Diretor técnico do Programa WEC da PEUGEOT Sport. “É estimulante, pois precisamos inventar, inovar e encontrar oportunidades de gerar desempenho fora dos padrões tradicionais. Foi o que aconteceu, especialmente com a aerodinâmica. O regulamento autoriza um único elemento aerodinâmico ajustável, sem especificar que este elemento tenha que ser o aerofólio traseiro. Nossos cálculos e simulações demonstraram que podemos ter um excelente desempenho sem o aerofólio traseiro”.

Para Jean-Marc FINOT, Diretor da Stellantis Motorsport, “ a ausência do aerofólio traseiro no PEUGEOT 9X8 indica uma inovação importante. O nível de eficiência técnica que alcançamos em termos de aerodinâmica nos permite prescindir desse artifício. Mas como, apesar de todas as crenças e hábitos, essa ausência é o resultado de nossa busca por desempenho, vamos manter o segredo a seu respeito enquanto for possível! ”.

A ausência desse apêndice aerodinâmico libertou a silhueta do PEUGEOT 9X8, conferindo-lhe uma fluidez que não se via há décadas. Para os designers, cúmplices dos engenheiros, foi uma oportunidade de esculpir volumes harmoniosos e dinâmicos e de criar superfícies lisas que unem os flancos ou se estendem até as caixas de roda dianteiras.

 

 

UM GRUPO MOTOPROPULSOR HÍBRIDO HIPEREFICIENTE 

Desde a confirmação oficial, em setembro de 2020, da participação da PEUGEOT na categoria LMH (Le Mans Hypercar), as oficinas de Versalhes entraram em efervescência para criar o 9X8.

Um V6 2,6 litros Bi-turbo de 500kW (680cv) com abertura a 90° (o motor térmico do grupo motopropulsor PEUGEOT HYBRID4 500KW que será instalado na traseira do 9X8) – vem acumulando, como previsto, quilômetros nos bancos de teste desde o mês de abril.

O motor/gerador elétrico de 200kW que será posicionado na frente, a caixa de câmbio sequencial de 7 marchas e a bateria estão em processo de montagem, de acordo com o cronograma de validação no banco de testes. A PEUGEOT Sport e a Saft, filial da TotalEnergies, enfrentam diariamente desafios tecnológicos para desenvolver conjuntamente a bateria de alta densidade, forte potência e de alta tensão (900 volts).

“Buscamos ao mesmo tempo uma fiabilidade sem falhas e um domínio total de nossas necessidades energéticas, explica Jean-Marc FINOT. Le Mans é uma corrida de 24 horas que podemos ganhar ou perder numa única parada no box. Os Hypercars (LMH) apresentam um rendimento energético excepcional, prefigurando aquilo que em breve encontraremos em todos os carros de série. Este é o sentido do trabalho que efetuamos globalmente no PEUGEOT 9X8: do grupo motopropulsor ao aerodinamismo, tudo deve contribuir para a hipereficiência”.

 

 

LE MANS, UM LABORATÓRIO PARA A PEUGEOT

Além da eficiência aerodinâmica, mecânica e eletrônica, todo o know-how da PEUGEOT em termos de engenharia é validado durante as corridas, e especialmente nas 24 Horas de Le Mans, devido a suas características extremas. Os 5.400 quilômetros percorridos pelos carros em Le Mans ao longo de 24 horas correspondem, mais ou menos, ao que percorre um veículo de Fórmula 1 em toda uma temporada. Portanto, o nível de exigência em termos de fiabilidade e de eficiência é absoluto.

Linda JACKSON declara: “A participação da PEUGEOT nas provas de Endurance vai muito além da competição em si: é um laboratório em condições extremas para a PEUGEOT. Isso também explica por que nossa ligação com Le Mans é tão intensa. O resultado esportivo é importante, porém talvez seja ainda mais importante podermos validar nossas tecnologias e pesquisas durante uma corrida de 24 horas disputada em condições extremas. Testaremos durante a competição o sistema de hibridação e as tecnologias relativas à redução do consumo de combustível – portanto, das emissões de CO2 - que desenvolvemos atualmente para nossos veículos de série. É um grande orgulho para nossas equipes da PEUGEOT Sport ver suas pesquisas aplicadas nos carros da nossa gama. Para nossos clientes, esse laboratório chamado Le Mans é uma garantia da qualidade de nossos veículos.“

 

 

 OS PILOTOS TÊM A PALAVRA:

 

Paul DI RESTA – Escocês, 35 anos, ex-piloto de Fórmula 1 e campeão de DTM em 2010:

“Todo o mundo queria saber o que é um Hypercar. Agora é real.  Esse look agressivo e inovador, essa identidade de marca, tudo isso vai surpreender.“  

 

Loïc DUVAL – Francês, 39 anos, vencedor das 24 Horas de Le Mans e Campeão do Mundo de Endurance 2013:

“Existem carros dos quais dizemos: Este é lindo visto de frente, este de lado, este de trás.  Dei a volta no 9X8, e ele é lindo de todos os ângulos! "

 

 Mikkel JENSEN – Dinamarquês, 26 anos, piloto de Endurance, Campeão de ELMS LMP3 em 2019:

“O 9X8 é muito diferente de todas as silhuetas que foram mostradas ou sugeridas nos últimos meses. Se pudermos levar este carro à vitória, será um feito histórico, pois até agora não vimos nada nesse gênero. “  

 

Kevin MAGNUSSEN – Dinamarquês, 28 anos, ex-piloto de Fórmula 1, piloto de Endurance na IMSA:

“Nunca vimos nada assim. É sem dúvida o futuro dos carros de corrida. É a primeira vez que um carro de corridas é concebido com este nível de design. Fiquei surpreso com a eliminação do aerofólio traseiro. É uma nova era."

 

Gustavo MENEZES – Americano, 26 anos: piloto do WEC e da ALMS, vencedor em Le Mans e Campeão do Mundo de LMP2 em 2016

“O 9X8 abre uma nova página do automobilismo. Os dez últimos anos foram marcados pelos protótipos LMP1, agora chegou a hora de construir um futuro icônico com o 9X8. ” 

 

James ROSSITER – Britânico, 37 anos, ex-piloto de Fórmula 1, ALMS e Super GT:

“Eu não esperava um tal nível de criatividade. É uma verdadeira ruptura! Com este Hypercar, a PEUGEOT estabelece novos limites. ”

 

 Jean-Eric VERGNE – Francês, 31 anos, ex-piloto de Fórmula 1, bicampeão de Fórmula E:

“O PEUGEOT 9X8 é completamente revolucionário. As equipes seguiram uma direção que não se via no automobilismo há muito tempo. Ele é magnífico. “