PEUGEOT E-LEGEND CONCEPT
PEUGEOT e-LEGEND Concept: o veículo autónomo da PEUGEOT
MANIFESTO AUTÔNOMO
Porque autónomo não rima com monótono, porque a transição energética não afetará os 120 anos de história automóvel, a PEUGEOT revela o e-LEGEND CONCEPT.
#UnboringTheFuture
GT SEM COMPLEXOS
Durante todo este projeto, a equipe de design Peugeot foi orientada no sentido de propor uma experiência rica em várias vertentes: estética, tecnológica e imersiva. Foi este realismo, no que respeita ao espaço e dimensões que conferiram ao PEUGEOT e-LEGEND CONCEPT a sua força, permitindo-lhe incorporar a ambição da marca PEUGEOT com modernidade e energia.
EXPERIÊNCIA IMERSIVA
POUPE TEMPO
Com o Peugeot e-LEGEND CONCEPT, o objetivo da marca foi o de aprofundar e aperfeiçoar a experiência de um automóvel 100% autónomo, elétrico e conectado
O i-Cockpit responsive do PEUGEOT e-LEGEND CONCEPT é uma evolução do i-Cockpit presente no PEUGEOT INSTINCT CONCEPT.
QUATRO MODOS DE CONDUÇÃO
Em modo autónomo, a configuração interior do PEUGEOT e-LEGEND CONCEPT adapta-se:
- devido à tecnologia de direção “by wire”, o volante recolhe para baixo da “soundbar” (barra de som) para dar um acesso total ao ecrã de 49”,
- os bancos dianteiros permitem inclinação,
- os encostos de braço rebatem automaticamente, libertando uma ampla zona de arrumação e uma zona para carregamento sem fios (por indução) do smartphone,
- os comandos principais mantêm-se acessíveis através de uma consola central integrada no banco do condutor.
Os ocupantes podem então desfrutar dos seus momentos de lazer favoritos: jogar vídeo jogos ou ver um filme, quer seja no ecrã central curvo ou em cada um dos ecrãs integrados nas palas de sol.
CADEIA DE TRAÇÃO 100% ELÉTRICA
Integrando-se perfeitamente na visão de transição energética da Marca, o PEUGEOT e-LEGEND CONCEPT é equipado com uma cadeia de tração 100% elétrica. Com a ajuda de baterias de 100 kWh, a motorização elétrica desenvolve uma potência de 340 kW distribuída pelas 4 rodas motrizes. Este nível de performance permite percorrer dos 0 aos 100 km/h em menos de 4 seg. e atingir uma velocidade máxima de 220Km/h. A autonomia é de 600 km de acordo com a norma WLTP, onde 500 km estão acessíveis ao fim de 25 minutos através de uma carga rápida. O PEUGEOT e-LEGEND CONCEPT cultiva o espirito de “zero” constrangimentos tecnológicos, propondo um sistema de carga por indução.
IMERSÃO SONORA E CONECTADA
Qualquer que seja a fonte que está a ouvir, é assegurada uma difusão otimizada do som através de uma arquitetura acústica com assinatura FOCAL®. Prevendo o que está para chegar às viaturas, no que respeita ao som, o sistema integrado no PEUGEOT e-LEGEND CONCEPT é especificamente concebido para disponibilizar duas novas funções sonoras inéditas:
- “mapping” que permite, por exemplo: enviar mensagens de navegação exclusivamente ao condutor, enquanto os restantes ocupantes ouvem música,
- “zoning”, que permite a individualização total dos conteúdos colocando desta forma cada um dos ocupantes na sua “bolha sonora” sem que haja partilha com os restantes.
VISUAL DESPORTIVO E SENSUAL
O PEUGEOT e-LEGEND CONCEPT dá ênfase ao DNA da marca, casando a sua herança com as últimas tecnologias do universo automóvel. A PEUGEOT demonstra que uma viatura hiper-tecnológica pode ser ao mesmo tempo um bem desejável, criando uma viatura bastante emocional.
A escolha da silhueta de um Coupé para um carro autónomo vai maximizar a experiência de condução através da integração de elementos muito modernos, uma dimensão e proporções muito realistas e pragmáticas. O imergir das novas plataformas elétricas abre um campo de possibilidades aos designers e retira os constrangimentos técnicos relacionados com um sistema de propulsão térmico.
De forma a moldar a sua visão tecnológica, o PEUGEOT e-LEGEND CONCEPT provem da herança da marca. Um piscar de olho a esta herança é a reinterpretação dos grandes temas estilísticos de uma viatura de prazer, o 504 Coupé:
- uma silhueta desportiva, esguia e sensual,
- uma cabine, arqueada até ao eixo traseiro, beneficiando de amplas áreas vidradas.
A zona técnica está localizada por baixo dos faróis, sendo que, estes integram todas as funções de ajuda à condução.
A carroçaria encontra-se revestida por uma cor em tom cinza de tonalidade subtilmente champanhe.
Dependendo
da luminosidade, a cor exterior passa de um cromado que reflete todo o
seu ambiente em redor para um aspeto metálico bronze polido.
O procedimento utilizado é semelhante ao que é aplicado nos recipientes das melhores marcas de perfumes.
Equipado com jantes de 19” de diâmetro e pneus de dimensões
correspondentes aos mais vendidos (produção em série) da marca
MICHELIN®).
Realismo e credibilidade.
EXIGÊNCIA NOS MATERIAS
De forma a propor um habitáculo brilhante e elegante, a escolha dos designers recaiu sobre os materiais quentes, contrabalançando com o frio dos materiais digitais. Um contraste com a corrida desenfreada para o “digital integral”.
Um regresso em grande do veludo! Escolhido num leque das mais nobres execuções: o veludo de seda com um toque sedoso e extremamente agradável. Uma inteligente mistura com uma malha técnica moderna que tem a vantagem de permitir uma grande liberdade em termos de confeção. Esta malha é tecida a partir de um fio brilhante (fazendo lembrar o tom de veludo), de forma digital especialmente para o PEUGEOT e-LEGEND CONCEPT. Este material encontra-se também no PEUGEOT 3008 ou 5008.
As partes superiores e as soleiras das portas são construídas pelo parceiro HERVET MANUFACTURIER® a partir de madeira de paldao. Proveniente de florestas renováveis, esta madeira exótica relembra de forma muito forte os anos 60, onde se aplicavam madeiras como o jacarandá ou ébano. Os veios escuros deste material fazem imergir o azul turquesa presente nos revestimentos dos bancos e do piso. Esta abordagem moderna da madeira, relembra os painéis de bordo das versões GT dos PEUGEOT 3008, 5008 e 508.
EMOÇÃO IMERSIVA E CALOROSA
Temos um único objetivo: fazer com que sinta confortável no seu automóvel, como se sentiria em sua casa através de uma combinação de componentes de alta tecnologia e materiais nobres.
O design dos bancos em H e o acolchoamento vertical é inspirado no PEUGEOT 504 Coupé: redução de peso com estas dimensões mais compactas, conforto à medida devido à utilização de um material com memória de forma (“mousse” que funciona com um molde personalizado). Os apoios de cabeça são transversais, reguláveis até uma posição onde ficam integrados no banco (escamoteáveis).
Único e também característico da gama PEUGEOT, o i-Cockpit® responsivo é composto por um painel de instrumentos em posição elevada com 3 mostradores e um volante ultra-compacto.