VOLTAR PARA O CONTEÚDO
PEUGEOT E-LEGEND CONCEPT

PEUGEOT E-LEGEND CONCEPT

PEUGEOT e-LEGEND Concept: o veículo autónomo da PEUGEOT

MANIFESTO AUTÔNOMO

Porque autónomo não rima com monótono, porque a transição energética não afetará os 120 anos de história automóvel, a PEUGEOT revela o e-LEGEND CONCEPT.

 

#UnboringTheFuture

 

 

O PEUGEOT e-LEGEND CONCEPT não é apenas um manifesto de tecnologia. É a visão da marca Peugeot, que se ativamente se foca e olha para um futuro otimista e ultra-desejável. Para a PEUGEOT, elétrico e autonomia são sinónimos de emoções fortes, onde a monotonia não tem lugar.

GT SEM COMPLEXOS

 

 

Durante todo este projeto, a equipe de design Peugeot foi orientada no sentido de propor uma experiência rica em várias vertentes: estética, tecnológica e imersiva. Foi este realismo, no que respeita ao espaço e dimensões que conferiram ao PEUGEOT e-LEGEND CONCEPT a sua força, permitindo-lhe incorporar a ambição da marca PEUGEOT com modernidade e energia.

 

EXPERIÊNCIA IMERSIVA

 

 

Apenas um objetivo: sentir-se bem na sua viatura qualquer que seja o modo de condução, à imagem do conforto da sua casa. Uma utilização e posicionamento subtil de elementos muito tecnológicos e de materiais nobres.

POUPE TEMPO

Com o Peugeot e-LEGEND CONCEPT, o objetivo da marca foi o de aprofundar e aperfeiçoar a experiência de um automóvel 100% autónomo, elétrico e conectado

O i-Cockpit responsive do PEUGEOT e-LEGEND CONCEPT é uma evolução do i-Cockpit presente no PEUGEOT INSTINCT CONCEPT. 

 

Para a PEUGEOT, a condução autônoma não é sinónimo de tédio. No nosso ambiente atual, somos permanentemente ultra-estimulados, o que por vezes faz com que ter tempo para si próprio é aquilo que existe de mais precioso. A condução autônoma vai permitir reencontrar tempo para nós mesmos e criarmos novas experiências para serem vividas dentro do carro.
 

QUATRO MODOS DE CONDUÇÃO

Em função da tipologia do tráfego em estrada ou do estado de espírito do condutor, o PEUGEOT e-LEGEND CONCEPT propõe quatro modos de condução.
 
DOIS MODOS AUTÓNOMOS
  • SOFT: uma mistura de superfícies digitais e informações reduzidas ao essencial.
  • SHARP: ligação máxima à sua atividade digital (redes sociais, agenda, etc), sendo possível a personalização dinâmica do automóvel.

 

 
DOIS MODOS MANUAIS
  • LEGEND: modo "cruising" que recorda os três números do 504 Coupé e a imagem digital de madeira tratada nos vários ecrãs.
  • BOOST: condução dinâmica e estimulante, graças potente motor elétrico. Imersão com a estrada projetada num único ecrã de grandes dimensões.

 

 

Em modo autónomo, a configuração interior do PEUGEOT e-LEGEND CONCEPT adapta-se:

 

  •  devido à tecnologia de direção “by wire”, o volante recolhe para baixo da “soundbar” (barra de som) para dar um acesso total ao ecrã de 49”,
  •  os bancos dianteiros permitem inclinação,
  •  os encostos de braço rebatem automaticamente, libertando uma ampla zona de arrumação e uma zona para carregamento sem fios (por indução) do smartphone,
  • os comandos principais mantêm-se acessíveis através de uma consola central integrada no banco do condutor.

Os ocupantes podem então desfrutar dos seus momentos de lazer favoritos: jogar vídeo jogos ou ver um filme, quer seja no ecrã central curvo ou em cada um dos ecrãs integrados nas palas de sol.

CADEIA DE TRAÇÃO 100% ELÉTRICA

 

 

Integrando-se perfeitamente na visão de transição energética da Marca, o PEUGEOT e-LEGEND CONCEPT é equipado com uma cadeia de tração 100% elétrica. Com a ajuda de baterias de 100 kWh, a motorização elétrica desenvolve uma potência de 340 kW distribuída pelas 4 rodas motrizes. Este nível de performance permite percorrer dos 0 aos 100 km/h em menos de 4 seg. e atingir uma velocidade máxima de 220Km/h. A autonomia é de 600 km de acordo com a norma WLTP, onde 500 km estão acessíveis ao fim de 25 minutos através de uma carga rápida. O PEUGEOT e-LEGEND CONCEPT cultiva o espirito de “zero” constrangimentos tecnológicos, propondo um sistema de carga por indução.

 

IMERSÃO SONORA E CONECTADA

Em parceria com a empresa SOUNDHOUND Inc.®, líder em tecnologia de inteligência artificial, o PEUGEOT e-LEGEND CONCEPT disponibiliza um assistente pessoal através de comandos vocais. Através de uma simples frase, o condutor pode introduzir o seu modo de condução, ouvir a sua playlist preferida e até abrir ou fechar as portas elétricas da sua viatura. O sistema responde com a voz digitalizada de Gilles Vidal (Diretor de Design PEUGEOT) e está disponível em 7 idiomas! Este dispositivo será disponibilizado nos produtos da marca PEUGEOT a partir de 2020.
 
A PEUGEOT e a FOCAL preparam em conjunto o futuro, misturando exigência e inovação para uma experiência sonora única.

Qualquer que seja a fonte que está a ouvir, é assegurada uma difusão otimizada do som através de uma arquitetura acústica com assinatura FOCAL®. Prevendo o que está para chegar às viaturas, no que respeita ao som, o sistema integrado no PEUGEOT e-LEGEND CONCEPT é especificamente concebido para disponibilizar duas novas funções sonoras inéditas:
 
  • “mapping” que permite, por exemplo: enviar mensagens de navegação exclusivamente ao condutor, enquanto os restantes ocupantes ouvem música,
  • “zoning”, que permite a individualização total dos conteúdos colocando desta forma cada um dos ocupantes na sua “bolha sonora” sem que haja partilha com os restantes.

VISUAL DESPORTIVO E SENSUAL

 
 

O PEUGEOT e-LEGEND CONCEPT dá ênfase ao DNA da marca, casando a sua herança com as últimas tecnologias do universo automóvel. A PEUGEOT demonstra que uma viatura hiper-tecnológica pode ser ao mesmo tempo um bem desejável, criando uma viatura bastante emocional.

 

A escolha da silhueta de um Coupé para um carro autónomo vai maximizar a experiência de condução através da integração de elementos muito modernos, uma dimensão e proporções muito realistas e pragmáticas. O imergir das novas plataformas elétricas abre um campo de possibilidades aos designers e retira os constrangimentos técnicos relacionados com um sistema de propulsão térmico.

 

De forma a moldar a sua visão tecnológica, o PEUGEOT e-LEGEND CONCEPT provem da herança da marca. Um piscar de olho a esta herança é a reinterpretação dos grandes temas estilísticos de uma viatura de prazer, o 504 Coupé:

  • uma silhueta desportiva, esguia e sensual,
  • uma cabine, arqueada até ao eixo traseiro, beneficiando de amplas áreas vidradas.
Na frente, a expressão da viatura é identificável devido à sua assinatura visual com 3 garras e dois módulos duplos relembrando os faróis duplos do 504 Coupé.
A zona técnica está localizada por baixo dos faróis, sendo que, estes integram todas as funções de ajuda à condução.
Proveniente da herança dos para-choques em inox cromado, o conjunto frontal encontra-se embutido nos spoilers dianteiros e está dividido por um friso em alumínio preto.
 
Na traseira, a assinatura visual emblemática da gama PEUGEOT é também ela representada pelas 3 garras e tratada de forma muito tecnológica.
A 3ª luz de travão, localizada na parte superior do óculo traseiro, cobre toda a sua largura através de um conjunto múltiplo de lâminas que se refletem.
 
As laterais são trabalhadas através de 3 zonas distintas, onde se destaca a inclusão de uma extensão da plataforma tecnológica na parte inferior e uma ampla área vidrada inspirada na relação chapa/vidro que tínhamos no PEUGEOT 504 Coupé. Amplas as superfícies vidradas inundam de luz o habitáculo do PEUGEOT e-LEGEND CONCEPT. As cavas das rodas são esculpidas numa “forma negativa”, sendo que as da frente integram também entradas de ar. Todo o conjunto é realçado através de um arco de metal que circunda os vidros laterais e realça o óculo traseiro embutido e facetado. Visível desde o exterior, por baixo do vidro de custódia, temos um ecrã que transmite ao utilizador, antes de iniciar a sua viagem, uma mensagem de acolhimento personalizada e indicação do nível de carga atual. Também alerta as pessoas que se encontram no exterior que a viatura se encontra a circular em modo autónomo. O comando de abertura das portas é tátil e encontra-se discretamente colocado no vidro de custódia.
 

A carroçaria encontra-se revestida por uma cor em tom cinza de tonalidade subtilmente champanhe.
Dependendo da luminosidade, a cor exterior passa de um cromado que reflete todo o seu ambiente em redor para um aspeto metálico bronze polido.
O procedimento utilizado é semelhante ao que é aplicado nos recipientes das melhores marcas de perfumes.

 

Equipado com jantes de 19” de diâmetro e pneus de dimensões correspondentes aos mais vendidos (produção em série) da marca MICHELIN®).
Realismo e credibilidade.

 

EXIGÊNCIA NOS MATERIAS

 

 

De forma a propor um habitáculo brilhante e elegante, a escolha dos designers recaiu sobre os materiais quentes, contrabalançando com o frio dos materiais digitais. Um contraste com a corrida desenfreada para o “digital integral”.

 

Um regresso em grande do veludo! Escolhido num leque das mais nobres execuções: o veludo de seda com um toque sedoso e extremamente agradável. Uma inteligente mistura com uma malha técnica moderna que tem a vantagem de permitir uma grande liberdade em termos de confeção. Esta malha é tecida a partir de um fio brilhante (fazendo lembrar o tom de veludo), de forma digital especialmente para o PEUGEOT e-LEGEND CONCEPT. Este material encontra-se também no PEUGEOT 3008 ou 5008.

As partes superiores e as soleiras das portas são construídas pelo parceiro HERVET MANUFACTURIER® a partir de madeira de paldao. Proveniente de florestas renováveis, esta madeira exótica relembra de forma muito forte os anos 60, onde se aplicavam madeiras como o jacarandá ou ébano. Os veios escuros deste material fazem imergir o azul turquesa presente nos revestimentos dos bancos e do piso. Esta abordagem moderna da madeira, relembra os painéis de bordo das versões GT dos PEUGEOT 3008, 5008 e 508.

 

 

EMOÇÃO IMERSIVA E CALOROSA

Temos um único objetivo: fazer com que sinta confortável no seu automóvel, como se sentiria em sua casa através de uma combinação de componentes de alta tecnologia e materiais nobres.

Dissimulado em todo o habitáculo, os “materiais digitais” (ou interpretação digital de verdadeiros materiais) repartem-se em dois grandes temas: redes de linhas a fazer lembrar o bronze ou redes de linhas a imitar a madeira trabalhada (marcenaria). Estes são difundidos através dos 16 ecrãs de diferentes tamanhos, como por exemplo: 49” curvo por baixo da “soundbar” de frente para os ocupantes, 29” nas portas ou 12” em cada pala de sol. Os “materiais digitais” foram objeto de uma reflecção alargada de forma a estarem perfeitamente inseridos e integrados no habitáculo. A consola central permite o acesso aos principais comandos de condução através de um comando rotativo e um touchscreen de 6”. À esquerda do volante, temos uma barra de “toggle switch” digitais composta por comandos de contextualização e configuráveis em função do modo de condução.
 

O design dos bancos em H e o acolchoamento vertical é inspirado no PEUGEOT 504 Coupé: redução de peso com estas dimensões mais compactas, conforto à medida devido à utilização de um material com memória de forma (“mousse” que funciona com um molde personalizado). Os apoios de cabeça são transversais, reguláveis até uma posição onde ficam integrados no banco (escamoteáveis).

 

Único e também característico da gama PEUGEOT, o i-Cockpit® responsivo é composto por um painel de instrumentos em posição elevada com 3 mostradores e um volante ultra-compacto.