NOVO PEUGEOT 9X8 HYPERCAR - PROJETADO PARA CORRIDA
A PEUGEOT apresenta o protótipo do Hypercar 9X8, seu carro de competição de nova geração, com estreia prevista para 2022 no Campeonato Mundial de Resistência da FIA (WEC). Hipereficiente, movido por um motor híbrido equipado com tração nas quatro rodas, o PEUGEOT 9X8 insere-se na estratégia de Neo-Performance desenvolvida pela PEUGEOT, que visa oferecer um desempenho mais virtuoso e responsável, tanto em veículos de produção quanto em competição. Uma convergência sem precedentes do trabalho da equipe de engenharia PEUGEOT Sport e da equipe PEUGEOT Design foi implementada para dar origem ao 9X8.
Após intensos meses de trabalho em conjunto que os engenheiros de desenvolvimento sob a responsabilidade de Olivier Jansonnie, Diretor Técnico da PEUGEOT Sport, e os designers liderados por Matthias Hossann, Diretor de Design da PEUGEOT, revelam as principais linhas e o conceito aerodinâmico do PEUGEOT 9X8.
O PEUGEOT 9X8 sucederá o PEUGEOT 905 e o PEUGEOT 908, que venceram nas 24 Horas de Le Mans respectivamente em 1992 e 1993, e também em 2009.
Com o 9X8, a Peugeot desenvolve um verdadeiro projeto de marca em torno do conceito de Neo-Performance, combinando esportividade, know-how tecnológico adaptável para os modelos de produção, eficiência e excelência no design.
As 9 iniciais caracterizam os veículos de extrema competição da marca, como o PEUGEOT Endurance 905 (1990-1993) e 908 (2007-2011), duas máquinas icônicas do fabricante.
O X evoca tecnologias de tração nas quatro rodas e a hibridização adaptada ao novo PEUGEOT Hypercar, que amplia a estratégia de eletrificação da Marca na competição.
Quanto ao 8, é este o número que pontua todas as denominações contemporâneas da PEUGEOT: 208 e 2008, 308, 3008, 5008 e, claro, 508, muito recentemente passou para as mãos do mesmo time de engenheiros e designers do Hypercar , para se tornar o primeiro modelo a ter a etiqueta PEUGEOT SPORT ENGINEERED.
ESTILO DE TIRAR O FÔLEGO
“Conheço a qualidade do trabalho e a inovação das equipes PEUGEOT Design e PEUGEOT Sport, mas devo admitir que me surpreenderam com este magnífico 9X8: combinando assim uma identidade de marca poderosa e uma linha tão fluida. E inovador, é simplesmente brilhante” diz Linda Jackson , CEO da PEUGEOT.
O cockpit do 9X8 também é surpreendente, pela extrema atenção dispensada a ele pela equipe de design. "Queríamos oferecer uma variação muito especial do cockpit", enfatiza Matthias Hossann.
O cockpit do 9X8 também é surpreendente, pela extrema atenção dispensada a ele pela equipe de design. "Queríamos oferecer uma variação muito especial do cockpit", enfatiza Matthias Hossann.
« Até agora, este elemento era muito anônimo: simplesmente funcional e gênerico, sem qualquer expressão de marca. Ao injetar as nossas cores e o nosso i-cockpit, a assinatura interior da identidade própria da PEUGEOT, estamos a renovar este espaço ».
SEM AEROFÓLIO!
A parte traseira do Peugeot 9X8 apresenta três garras brilhantes em suas lanternas, assinatura da marca e logo abaixo vem uma inscrição humorística: "We need no rear wing", ou seja, "não precisamos de aerofólio".
“Os novos regulamentos do Hypercar de Le Mans (LMH) foram projetados para que todos os vetores clássicos de desempenho sejam nivelados, explica Olivier Jansonnie , Diretor Técnico do programa WEC da PEUGEOT Sport. É emocionante, porque cabe a nós inventar, inovar e encontrar oportunidades para gerar desempenho fora dos padrões tradicionais. Este foi particularmente o caso da aerodinâmica. Os regulamentos permitem-nos ter um único elemento aerodinâmico ajustável, sem que seja especificado que deve ser o spoiler traseiro. Nossos cálculos e simulações mostraram que podemos trabalhar muito bem sem um spoiler traseiro”.
Um Bi-turbo V6 de 2,6 litros de 500kW (680cv) aberto a 90 ° - o motor térmico do Peugeot HYBRID4 500kW powertrain que será instalado na traseira do 9X8 - acumula, como esperado, os quilômetros na bancada.
O motor / gerador elétrico de 200kW que será colocado na frente, a caixa de câmbio sequencial de 7 velocidades, bem como a bateria estão sendo montadas, para cumprir o cronograma de validação em bancada. PEUGEOT Sport e Saft, uma subsidiária da TotalEnergies, enfrentam um desafio tecnológico juntos todos os dias ao co-desenvolver baterias de alta densidade, alta potência e alta tensão (900 volts).
LE MANS, UM LABORATÓRIO DA PEUGEOT
Além da eficiência aerodinâmica, mecânica e eletrônica, todo o know-how de engenharia da PEUGEOT é validado na corrida, e mais do que em qualquer outro evento extremo que é as 24 Horas de Le Mans. Os 5.400 quilômetros que os carros percorrem em Le Mans em duas voltas do relógio é mais ou menos o mesmo que uma Fórmula 1 ao longo de uma temporada. O nível de exigência em termos de confiabilidade e eficiência é, portanto, absoluto.
Linda Jackson insiste: “O compromisso da PEUGEOT com o Endurance vai além da competição : é um laboratório extremo para a Peugeot. Isso também explica por que nosso vínculo com Le Mans é tão poderoso. O resultado desportivo é importante aí, mas talvez ainda mais a validação das nossas tecnologias, das nossas pesquisas durante uma prova de 24 Horas disputada nas últimas condições. Vamos testar em competição o sistema de hibridização e as tecnologias relacionadas com a redução do consumo de combustível - portanto, emissões de CO 2 .- que estamos desenvolvendo atualmente para nossos veículos de produção. É um orgulho para as nossas equipas PEUGEOT Sport ver a sua investigação integrando os carros da nossa gama. Para os nossos clientes, este laboratório de Le Mans é uma garantia da qualidade dos nossos automóveis. "
OS PILOTOS TÊM UMA PALAVRA A DIZER
"Nunca vimos nada parecido" relatam os pilotos Loïc Duval, Jean-Eric Vergne, Mikkel Jensen, Kevin Magnussen, Gustavo Menezes, Paul Di Resta e James Rossiter, todos extremamente ansiosos para chegar ao volante para os primeiros testes, prevista para o final do ano, de acordo com o cronograma inicial.
Paul di Resta
Escocês, 35 anos, ex-piloto de Formula 1 e campeão DTM de 2010
Loïc Duval
Francês, 39 anos, vencedor das 24 horas de Le mans e campeão do mundo de endurance 2013
Mikkel Jensen
Dinamarquês, 26 anos, piloto de Endurance, campeão do ELMS LMP3 de 2019
Kevin Magnussen
Dinamarquês, 28 anos ex-piloto de Formula 1, piloto de Endurance na IMSA
Gustavo Menezes
Americano, 26 anos: piloto WEC e ALMS, vitorioso em Le Mans e Campeão do mundo LMP2 2016
James Rossiter
Britânico, 37 anos, ex-piloto de Formula 1, ALMS e Super GT
Jean-Eric Vergne
Francês, 31 anos, ex-piloto de Formula 1, Bicampeão de Formula E
Escocês, 35 anos, ex-piloto de Formula 1 e campeão DTM de 2010
Francês, 39 anos, vencedor das 24 horas de Le mans e campeão do mundo de endurance 2013
Dinamarquês, 26 anos, piloto de Endurance, campeão do ELMS LMP3 de 2019
Dinamarquês, 28 anos ex-piloto de Formula 1, piloto de Endurance na IMSA
Americano, 26 anos: piloto WEC e ALMS, vitorioso em Le Mans e Campeão do mundo LMP2 2016
Britânico, 37 anos, ex-piloto de Formula 1, ALMS e Super GT
Francês, 31 anos, ex-piloto de Formula 1, Bicampeão de Formula E
Através do seu compromisso com o Campeonato Mundial de Enduro, a PEUGEOT está abrindo um novo cadastro que é o da neo-performance.
A marca está de volta às corridas de resistência com a oportunidade excepcional de trabalhar no esporte na forma de hibridização gasolina / elétrica. A hibridização elétrica é uma tecnologia dominada pela PEUGEOT Sport há mais de 10 anos. O 508 PEUGEOT SPORT ENGINEERED tira a sua filosofia, tecnologia e desempenho desta experiência adquirida com o PEUGEOT 908 Hybrid4 e o PEUGEOT 908 HY demonstrator, depois com o projeto PEUGEOT 208 Hybrid FE e mais recentemente com o PEUGEOT 308 R Hybrid apresentado em 2015.