NOVO PEUGEOT 9X8 HYPERCAR - PROJETADO PARA CORRIDA

A PEUGEOT apresenta o protótipo do Hypercar 9X8, seu carro de competição de nova geração, com estreia prevista para 2022 no Campeonato Mundial de Resistência da FIA (WEC). Hipereficiente, movido por um motor híbrido equipado com tração nas quatro rodas, o PEUGEOT 9X8 insere-se na estratégia de Neo-Performance desenvolvida pela PEUGEOT, que visa oferecer um desempenho mais virtuoso e responsável, tanto em veículos de produção quanto em competição. Uma convergência sem precedentes do trabalho da equipe de engenharia PEUGEOT Sport e da equipe PEUGEOT Design foi implementada para dar origem ao 9X8.

 

Após intensos meses de trabalho em conjunto que os engenheiros de desenvolvimento sob a responsabilidade de Olivier Jansonnie, Diretor Técnico da PEUGEOT Sport, e os designers liderados por Matthias Hossann, Diretor de Design da PEUGEOT, revelam as principais linhas e o conceito aerodinâmico do PEUGEOT 9X8.

 

O PEUGEOT 9X8 sucederá o PEUGEOT 905 e o PEUGEOT 908, que venceram nas 24 Horas de Le Mans respectivamente em 1992 e 1993, e também em 2009.

 

Com o 9X8, a Peugeot desenvolve um verdadeiro projeto de marca em torno do conceito de Neo-Performance, combinando esportividade, know-how tecnológico adaptável para os modelos de produção, eficiência e excelência no design.

 

Os novos regulamentos do Hypercar de Le Mans (LMH), estabelecidos pela FIA e pelo ACO, oferecem mais flexibilidade no tratamento de superfícies aerodinâmicas, promove um reflexo radicalmente novo e design completamente inovador. Engenheiros e designers aproveitaram esta oportunidade para inventar novos processos criativos, para quebrar padrões e criar um Hypercar PEUGEOT revolucionário.

As 9 iniciais caracterizam os veículos de extrema competição da marca, como o PEUGEOT Endurance 905 (1990-1993) e 908 (2007-2011), duas máquinas icônicas do fabricante.

O X evoca tecnologias de tração nas quatro rodas e a hibridização adaptada ao novo PEUGEOT Hypercar, que amplia a estratégia de eletrificação da Marca na competição.

 

Quanto ao 8, é este o número que pontua todas as denominações contemporâneas da PEUGEOT: 208 e 2008, 308, 3008, 5008 e, claro, 508, muito recentemente passou para as mãos do mesmo time de engenheiros e designers do Hypercar , para se tornar o primeiro modelo a ter a etiqueta PEUGEOT SPORT ENGINEERED.

ESTILO DE TIRAR O FÔLEGO 

“Conheço a qualidade do trabalho e a inovação das equipes PEUGEOT Design e PEUGEOT Sport, mas devo admitir que me surpreenderam com este magnífico 9X8: combinando assim uma identidade de marca poderosa e uma linha tão fluida. E inovador, é simplesmente brilhante” diz Linda Jackson , CEO da PEUGEOT.

 

« O esboço que norteou nosso trabalho representou um felino pronto para atacar, explica Matthias Hossann, Diretor de Design da PEUGEOT. Essa atitude resulta em uma cabine que se move um pouco para a frente. De modo geral, o PEUGEOT 9X8 usa os próprios códigos estéticos da marca: é um carro fino, elegante, que insere emoção e dinamismo. ».
Uma assinatura PEUGEOT característica, as três garras leves da ótica dianteira e traseira fixam totalmente o 9X8 no intervalo. O novo brasão estampado com a cabeça de Leão está presente e retroiluminado na face frontal e nas laterais do carro. Cinza selênio realçado com toques contrastantes de criptonita(um ácido verde-amarelo), os códigos de cores na carroceria de dentro da cabine ecoam o novo rótulo PEUGEOT SPORT ENGINEERED, iniciado com o 508 e 508 SW.

O cockpit do 9X8 também é surpreendente, pela extrema atenção dispensada a ele pela equipe de design. "Queríamos oferecer uma variação muito especial do cockpit", enfatiza Matthias Hossann.

 

« Até agora, este elemento era muito anônimo: simplesmente funcional e gênerico, sem qualquer expressão de marca. Ao injetar as nossas cores e o nosso i-cockpit, a assinatura interior da identidade própria da PEUGEOT, estamos a renovar este espaço ».

« Isso deve permitir que os espectadores identiiquem imediatamente um PEUGEOT quando as imagens das câmeras de bordo forem transmitidas ».
Por fora, os aros apresentam uma meticulosidade do trabalho da ourivesaria, e pontuam as faces limpas e claramente estruturadas. As defensas são perfuradas, revelando a parte superior dos pneus. Os próprios espelhos estão perfeitamente integrados , de modo que nenhum obstáculo parece impedir o fluxo de ar.
« O esboço que norteou nosso trabalho representou um felino pronto para atacar, explica Matthias Hossann, Diretor de Design da PEUGEOT. Essa atitude resulta em uma cabine que se move um pouco para a frente. De modo geral, o PEUGEOT 9X8 usa os próprios códigos estéticos da marca: é um carro fino, elegante, que insere emoção e dinamismo. ».
Uma assinatura PEUGEOT característica, as três garras leves da ótica dianteira e traseira fixam totalmente o 9X8 no intervalo. O novo brasão estampado com a cabeça de Leão está presente e retroiluminado na face frontal e nas laterais do carro. Cinza selênio realçado com toques contrastantes de criptonita(um ácido verde-amarelo), os códigos de cores na carroceria de dentro da cabine ecoam o novo rótulo PEUGEOT SPORT ENGINEERED, iniciado com o 508 e 508 SW.

O cockpit do 9X8 também é surpreendente, pela extrema atenção dispensada a ele pela equipe de design. "Queríamos oferecer uma variação muito especial do cockpit", enfatiza Matthias Hossann.

 

« Até agora, este elemento era muito anônimo: simplesmente funcional e gênerico, sem qualquer expressão de marca. Ao injetar as nossas cores e o nosso i-cockpit, a assinatura interior da identidade própria da PEUGEOT, estamos a renovar este espaço ».

 

« Isso deve permitir que os espectadores identiiquem imediatamente um PEUGEOT quando as imagens das câmeras de bordo forem transmitidas ».
Por fora, os aros apresentam uma meticulosidade do trabalho da ourivesaria, e pontuam as faces limpas e claramente estruturadas. As defensas são perfuradas, revelando a parte superior dos pneus. Os próprios espelhos estão perfeitamente integrados , de modo que nenhum obstáculo parece impedir o fluxo de ar.

SEM AEROFÓLIO! 

A parte traseira do Peugeot 9X8 apresenta três garras brilhantes em suas lanternas, assinatura da marca e logo abaixo vem uma inscrição humorística: "We need no rear wing", ou seja, "não precisamos de aerofólio".

 

“Os novos regulamentos do Hypercar de Le Mans (LMH) foram projetados para que todos os vetores clássicos de desempenho sejam nivelados, explica Olivier Jansonnie , Diretor Técnico do programa WEC da PEUGEOT Sport. É emocionante, porque cabe a nós inventar, inovar e encontrar oportunidades para gerar desempenho fora dos padrões tradicionais. Este foi particularmente o caso da aerodinâmica. Os regulamentos permitem-nos ter um único elemento aerodinâmico ajustável, sem que seja especificado que deve ser o spoiler traseiro. Nossos cálculos e simulações mostraram que podemos trabalhar muito bem sem um spoiler traseiro”.

A ausência deste apêndice aerodinâmico libertou a silhueta do PEUGEOT 9X8, conferindo-lhe uma fluidez que não se via há décadas. Para os designers, cúmplices dos engenheiros, permitiu esculpir volumes harmoniosos e dinâmicos e criar grandes superfícies ligando as laterais ou conduzindo às cavas das rodas dianteiras.
UMA FORÇA HÍBRIDA E HIPEREFICIENTE

Um Bi-turbo V6 de 2,6 litros de 500kW (680cv) aberto a 90 ° - o motor térmico do Peugeot HYBRID4 500kW powertrain que será instalado na traseira do 9X8 - acumula, como esperado, os quilômetros na bancada.

O motor / gerador elétrico de 200kW que será colocado na frente, a caixa de câmbio sequencial de 7 velocidades, bem como a bateria estão sendo montadas, para cumprir o cronograma de validação em bancada. PEUGEOT Sport e Saft, uma subsidiária da TotalEnergies, enfrentam um desafio tecnológico juntos todos os dias ao co-desenvolver baterias de alta densidade, alta potência e alta tensão (900 volts).

LE MANS, UM LABORATÓRIO DA PEUGEOT

Além da eficiência aerodinâmica, mecânica e eletrônica, todo o know-how de engenharia da PEUGEOT é validado na corrida, e mais do que em qualquer outro evento extremo que é as 24 Horas de Le Mans. Os 5.400 quilômetros que os carros percorrem em Le Mans em duas voltas do relógio é mais ou menos o mesmo que uma Fórmula 1 ao longo de uma temporada. O nível de exigência em termos de confiabilidade e eficiência é, portanto, absoluto.

 

Linda Jackson insiste: “O compromisso da PEUGEOT com o Endurance vai além da competição  : é um laboratório extremo para a Peugeot. Isso também explica por que nosso vínculo com Le Mans é tão poderoso. O resultado desportivo é importante aí, mas talvez ainda mais a validação das nossas tecnologias, das nossas pesquisas durante uma prova de 24 Horas disputada nas últimas condições. Vamos testar em competição o sistema de hibridização e as tecnologias relacionadas com a redução do consumo de combustível - portanto, emissões de CO 2 .- que estamos desenvolvendo atualmente para nossos veículos de produção. É um orgulho para as nossas equipas PEUGEOT Sport ver a sua investigação integrando os carros da nossa gama. Para os nossos clientes, este laboratório de Le Mans é uma garantia da qualidade dos nossos automóveis. "

 

 

OS PILOTOS TÊM UMA PALAVRA A DIZER 

"Nunca vimos nada parecido" relatam os pilotos Loïc Duval, Jean-Eric Vergne, Mikkel Jensen, Kevin Magnussen, Gustavo Menezes, Paul Di Resta e James Rossiter, todos extremamente ansiosos para chegar ao volante para os primeiros testes, prevista para o final do ano, de acordo com o cronograma inicial.

 

Paul di Resta

Escocês, 35 anos, ex-piloto de Formula 1 e campeão DTM de 2010

« Todos estavam se perguntando o que é um Hypercarro. Agora é real. Esse look, agressivo e inovador, essa identidade de marca, vai surpreender. »

Loïc Duval

Francês, 39 anos, vencedor das 24 horas de Le mans e campeão do mundo de endurance 2013

« Tem carros onde a gente diz: ah esse aqui é lindo de 3/4 da frente, esse de lado, esse de frente, esse de trás. Eu andei ao redor do 9x8, e ela ficou muito boa! »

Mikkel Jensen

Dinamarquês, 26 anos, piloto de Endurance, campeão do ELMS LMP3 de 2019

« 9X8 é muito diferente das silhuetas que pudemos mostrar ou sugerir nos últimos anos. Se conseguirmos salvar este carro, vai ser histórico, porque nada foi feito assim. »

Kevin Magnussen

Dinamarquês, 28 anos ex-piloto de Formula 1, piloto de Endurance na IMSA

«Nós nunca vimos isso. É realmente o futuro do carro de corrida. Essa é a primeira vez que um carro de corrida é projetado com esse nivel de design. Fiquei surpreso com a falta do spoiler traseiro. É uma nova era. »

Gustavo Menezes

Americano, 26 anos: piloto WEC e ALMS, vitorioso em Le Mans e Campeão do mundo LMP2 2016

« 9X8 abre uma nova página no automobilismo. Os últimos 10 anos foram marcados por protótipos LMP1, é hora de construir um futuro icônico com 9X8. » 

James Rossiter

Britânico, 37 anos, ex-piloto de Formula 1, ALMS e Super GT

« Não esperava este nível de criatividade. É uma verdadeira pausa! Com este novo hypercarro, a PEUGEOT estabelece novos limites. »

Jean-Eric Vergne

Francês, 31 anos, ex-piloto de Formula 1, Bicampeão de Formula E

« O PEUGEOT 9X8 é completamente revolucionário. As equipes seguiram uma direção que há muito tempo não era vista no automobilismo. Ela é magnífica. » 

Escocês, 35 anos, ex-piloto de Formula 1 e campeão DTM de 2010

« Todos estavam se perguntando o que é um Hypercarro. Agora é real. Esse look, agressivo e inovador, essa identidade de marca, vai surpreender. »

Francês, 39 anos, vencedor das 24 horas de Le mans e campeão do mundo de endurance 2013

« Tem carros onde a gente diz: ah esse aqui é lindo de 3/4 da frente, esse de lado, esse de frente, esse de trás. Eu andei ao redor do 9x8, e ela ficou muito boa! »

Dinamarquês, 26 anos, piloto de Endurance, campeão do ELMS LMP3 de 2019

« 9X8 é muito diferente das silhuetas que pudemos mostrar ou sugerir nos últimos anos. Se conseguirmos salvar este carro, vai ser histórico, porque nada foi feito assim. »

Dinamarquês, 28 anos ex-piloto de Formula 1, piloto de Endurance na IMSA

«Nós nunca vimos isso. É realmente o futuro do carro de corrida. Essa é a primeira vez que um carro de corrida é projetado com esse nivel de design. Fiquei surpreso com a falta do spoiler traseiro. É uma nova era. »

Americano, 26 anos: piloto WEC e ALMS, vitorioso em Le Mans e Campeão do mundo LMP2 2016

« 9X8 abre uma nova página no automobilismo. Os últimos 10 anos foram marcados por protótipos LMP1, é hora de construir um futuro icônico com 9X8. » 

Britânico, 37 anos, ex-piloto de Formula 1, ALMS e Super GT

« Não esperava este nível de criatividade. É uma verdadeira pausa! Com este novo hypercarro, a PEUGEOT estabelece novos limites. »

Francês, 31 anos, ex-piloto de Formula 1, Bicampeão de Formula E

« O PEUGEOT 9X8 é completamente revolucionário. As equipes seguiram uma direção que há muito tempo não era vista no automobilismo. Ela é magnífica. » 

Através do seu compromisso com o Campeonato Mundial de Enduro, a PEUGEOT está abrindo um novo cadastro que é o da neo-performance.

A marca está de volta às corridas de resistência com a oportunidade excepcional de trabalhar no esporte na forma de hibridização gasolina / elétrica. A hibridização elétrica é uma tecnologia dominada pela PEUGEOT Sport há mais de 10 anos. O 508 PEUGEOT SPORT ENGINEERED tira a sua filosofia, tecnologia e desempenho desta experiência adquirida com o PEUGEOT 908 Hybrid4 e o PEUGEOT 908 HY demonstrator, depois com o projeto PEUGEOT 208 Hybrid FE e mais recentemente com o PEUGEOT 308 R Hybrid apresentado em 2015.