/image/04/2/peugeot-onyx-concept-home.44329.254042.jpg

MOTOR 3.7 V8 HDi FAP HYbrid4

/image/05/9/peugeot-onyx-concept-motor-600.44348.254059.jpg

Feito de carbono monolítico, esta estrutura central compreende apenas doze peças. Inclui os suportes dianteiro e traseiro, eliminando a necessidade de painéis compensados. A rigidez torsional e o peso da estrutura são então otimizados, com o peso medido em apenas 100 kg.

Com a aparência de carbono, o motor V8 HDi FAP de 3.7 litros e os eixos refletem a experiência do PEUGEOT Sport, desenvolvida em trilhas do mundo todo.

Resfriado por tubos que começam no teto através de entradas NACA, o V8 transmite seus 600 hp às rodas traseiras através de uma caixa de câmbio sequencial de 6 velocidades.

Esta potência faz o uso ideal das proporções compactas do motor: 4,65 m de comprimento, 2,20 m de largura, 1,13 m de altura, pesando 1,100 kg. Equipados com pneus especialmente desenvolvidos pela Michelin, 275/30 na frente e 345/30 na parte de trás, as rodas aro 20" têm os seus cubos mantidos na estrutura por um duplo elo triangulado e suspensão no painel dianteiro e traseiro.

Inteligente, a tecnologia HYbrid4 recupera energia cinética normalmente perdida durante a frenagem. Armazenada em baterias de íons de lítio, esta energia é automaticamente redistribuída durante a aceleração, aumentando o poder para 80 hp adicionais. O motorista permanece inconsciente do gerenciamento desta função, algo que apresentou um verdadeiro desafio. Os técnicos do motor tiveram que fazê-lo funcionar em um motor que, em competição, opera em níveis extremos.

Com menos de 2 kg por cavalo-vapor, o Onyx atinge seu alto desempenho sem prejudicar a pureza e a elegância do seu estilo. Para isso, o Onyx está equipado com um capo de carbono plano que cria um poderoso efeito de solo. Desta forma, foi possível limitar as peças aerodinâmicas a um número rigoroso e mínimo, por extensões à estrutura de fibra de carbono e pelo spoiler móvel que carrega o eixo traseiro durante a travagem. Isto é atingido através de quatro discos de carbono de 380 mm na frente e 355 mm na parte traseira.