O PEUGEOT FRACTAL é fruto da colaboração entre artistas explorando novos horizontes. Trabalhamos com os designers para aumentar nossos recursos de inspiração. O estilo é inspirado pelo som, e o design guia o visual e os materiais.
O StelLab, a unidade de pesquisa da PSA PEUGEOT CITROËN, e a FOCAL conceberam um inovador sistema de som 9.1.2 associado a um software, para proporcionar uma experiência de imersão total. Esta tecnologia de som digital simula o sistema auditivo humano. As fontes sonoras são criadas virtualmente e sua localização é projetada para melhorar as informações transmitidas ao condutor.
Quando o sistema de navegação está em uso, a voz sintetizada parecer provir de um ponto distante situado à frente do carro. À medida que o veículo avança, esta fonte sonora aproxima-se do habitáculo e desloca-se para o lado para o qual o veículo precisa virar. Nos cruzamentos, ela se situa no interior do habitáculo, na proximidade imediata do condutor, para alertá-lo da iminência de uma mudança de direção.
Graças à espacialização, o som ajusta-se à morfologia e à trajetória do veículo. O sistema desenvolvido pelo StelLab configura as fontes sonoras separadamente para os modos cupê e cabriolet do PEUGEOT FRACTAL.
O PEUGEOT FRACTAL também confere à unidade de tração elétrica a sua própria identidade acústica, sem nenhuma semelhança com aquilo que costumamos associar aos motores de combustão interna. A PEUGEOT encarregou o designer de som brasileiro Amon Tobin de levar a cabo esse desafio. A assinatura sonora externa do PEUGEOT FRACTAL possibilita sua convivência harmoniosa com os outros usuários das vias públicas, como pedestres e ciclistas, que são alertados da sua presença por sons específicos que correspondem aos diferentes estados do veículo: aceleração, desaceleração e velocidade constante.
No interior, a identidade da PEUGEOT se manifesta através de uma concepção de áudio inédita que sonoriza funções como a ignição, as setas de direção, o pisca-alerta, as luzes e vários outros recursos de navegação.