Move to Electric
guia do carro elétrico peugeot

a nossa aventura continua

Sabe-se que a eletrificação é um caminho sem volta. Por isso, a Peugeot do Brasil seguirá evoluindo por meio de inovações tecnológicas com o propósito de trazer as melhores soluções em mobilidade e com impacto positivo para a sociedade e o meio ambiente. Pensando nisso, preparamos este Guia do Carro Elétrico para você entender tudo sobre o universo da eletrificação. Leia e Move to Electric!
clique e navegue pelos principais temas sobre carros elétricos no brasil:

AUTONOMIA

Como é a autonomia de um carro elétrico?

A autonomia de um carro elétrico é a distância total que o veículo percorre com sua bateria 100% carregada. 

 

No caso do Novo Peugeot e-208 GT, a sua autonomia é de 340 km. Para percorrer distâncias mais longas do que isso, você pode verificar os pontos de recarga disponíveis pelo caminho e deixar o destino traçar rotas surpreendentes.

 

quais fatores afetam a autonomia de um carro elétrico?

 

A autonomia de um veículo elétrico depende de múltiplos fatores, como:

 

Capacidade da bateria: a autonomia do veículo pode variar de acordo com a capacidade da bateria, ou seja a quantidade de energia capaz de ser armazenada.

 

Condições climáticas: a eficiência das baterias é excelente quando operam com uma temperatura exterior entre 20º c e 40°c. Temperaturas excessivamente frias ou quentes podem prejudicar o rendimento da bateria, com a consequente redução da autonomia. A utilização do ar condicionado tem influência na autonomia da bateria, pois a energia necessária para o ar condicionado é fornecida pela própria bateria.

 

O estilo de condução pode influenciar a distância que pode ser percorrida com um único carregamento. A maior parte dos veículos elétricos consegue recuperar a energia perdida durante a desaceleração: logo, uma desaceleração progressiva contribui muito mais para a melhoria da autonomia do que uma frenagem brusca.

como posso otimizar a autonomia?


Existem diversas formas de otimizar a bateria do carro elétrico e aumentar a distância a ser percorrida. No caso do Novo Peugeot e-208 GT, você tem disponível:​

Indicador de Energia: o consumo de energia é indicado no painel para que você possa fazer a gestão do tempo restante.

Modo de Condução Eco: inicie a economia de energia reduzindo a potência do motor e o conforto térmico.

Frenagem Regenerativa: ao tirar o pé do acelerador durante a condução, o motor elétrico transforma-se em gerador e recupera carga para a bateria com a frenagem.

 

 

 

 

Quantos quilômetros o carro elétrico faz?

Calcule e descubra a autonomia do Novo Peugeot e-208 GT.

RECARGA E BATERIA

É possível fazer a recarga do carro elétrico em casa?

Sim, é possível. Assim como você recarrega o seu celular na tomada, será possível recarregar o seu carro elétrico. No caso do Novo Peugeot e-208 GT, você pode escolher entre: ​

  • Portátil: Você pode utilizar o cabo com output de 3.2 kW para realizar a recarga em uma tomada comum da sua residência;

  • Rápido: Utilize as estações de recarga com totens de output de 7,4 kW até 22 kW, e obtenha uma recarga rápida com total garantia de inovação da Peugeot e confiança da WEG;

  • Ultra Rápido: Você também pode utilizar uma estação pública de carregamento ultra-rápido perto de você, ou em rodovias. Nestas estações você consegue a recarga em apenas alguns minutos.

 

Onde é possível carregar o carro?

A recarga de um carro elétrico pode ser realizada em qualquer lugar que haja uma tomada ou estação de carga.

No caso do Novo Peugeot e-208 GT, fizemos uma parceria com a Estapar, maior rede de estacionamentos do brasil que disponibiliza as ecovagas, pontos de recarga exclusivos para os nossos clientes. As vagas serão especialmente sinalizadas e instaladas em estacionamentos de todo o país administrados pela Estapar. Consulte aqui os Pontos de Recarga Disponíveis.


Além disso, você também pode utilizar o Plugshare para encontrar o local mais próximo para sua recarga.

O carro elétrico também funciona à gasolina?

Não, o modelo elétrico funciona totalmente à bateria.

 

Qual é o tempo de carregamento de um carro elétrico?

O tempo varia de acordo com o tipo de carregador utilizado. Para o Novo Peugeot e-208 GT, temos: 

 

  • Com o cabo portátil incluso na compra leva cerca de 24h para uma recarga quase completa (0 até 80%);

  • Com uma estação de recarga de 11 kW a 22 kW, são cerca de 4h;

  • Nas estações públicas, com potência de 100 kW, apenas 30 minutos são necessários para 80% de carga no seu Novo Peugeot e-208 GT.  

 

Como escolher o carregador de um carro elétrico?

Existem diversos fatores para se levar em consideração ao escolher seu carregador: capacidade da bateria, especificações do veículo e capacidade da rede elétrica instalada. 

 

Em parceria com a WEG, referência no setor, a Peugeot oferece carregadores exclusivos para os modelos elétricos da marca. Eles foram projetados para garantir ainda mais segurança e confiança no carregamento do seu veículo elétrico.  

calcule o tempo de carregamento do seu carro elétrico

 

* Worldwide Harmonized Light-Duty Vehicles Test Procedure (WLTP) é um método global de testes para determinar o consumo de combustível, levando em consideração a velocidade, o motor e o peso do veículo.

PERFORMANCE

A performance do carro elétrico é igual ao modelo à combustão?

Ainda que silencioso, o carro elétrico não é menos potente. Ele oferece mais conforto durante a condução devido às vibrações reduzidas, no caso do Novo Peugeot e-208 GT, oferece 100 kW (136 cv) de potência.

 

posso planejar uma viagem com o carro elétrico?

Sim, você pode programar a sua viagem e contar com a performance do seu modelo elétrico. Lembre-se de conferir, antes de pegar a estrada, quais são os pontos de carregamento disponíveis em seu trajeto. Em caso de dúvida, baixe o aplicativo CART, com ele você consegue visualizar, diretamente na central multimídia de seu Peugeot, quais são os pontos de carregamento mais próximos e traçar uma rota até o local.

CUSTOs E MANUTENÇÃO

Qual a vantagem do carro elétrico?

Ao comprar um carro elétrico ao invés de um à combustão, você deve analisar quais são as vantagens. Com o Novo Peugeot e-208 GT além de garantir uma performance e autonomia de até 340 km e economizar através de baixa frequência de manutenção e revisões, você ainda contribui para o meio ambiente, pois ele permite uma condução com zero emissão de CO2, zero ruído, zero odor, zero trepidação, zero mudança de velocidade.

 

carro elétrico também precisa de manutenção?

Sim. Porém, por exemplo, os intervalos das revisões são maiores e ocorrem somente a cada 20 mil km, devido a baixa complexidade dos carros elétricos. E diferente da experiência do modelo tradicional, você não precisará se preocupar com troca de óleo, velas ou correias. 

 

Onde é feita a manutenção?

Para assegurar a correta manutenção e excelência do seu Peugeot, criamos o Peugeot e-Center, pontos de vendas conduzidos por profissionais altamente especializados para garantir a longevidade e a segurança do seu Peugeot elétrico. Em plena expansão, contamos com dois e-Centers especializados em veículos elétricos localizados no Rio de Janeiro e em São Paulo:  

 

PARIS RIO - Rio de Janeiro - Av das Americas, nº 6601   (21) 3388-2200 

TORIBA - São Paulo, Avenida Doutor Gastão Vidigal, nº 1835   (11) 95063-4988 

É mais barato manter um carro elétrico?​

O custo das revisões é inferior comparado a um veículo a combustão pela ausência da quantidade de componentes do motor, sem necessidade de revisões frequentes, o que garante que você tenha uma economia superior a 40%*. 

*O cálculo apresentado é uma aproximação que depende do custo da energia elétrica e do combustível na sua região. 

 

Como funciona a assistência da Peugeot para carros elétricos?

Conte com o Peugeot Assistance que garante uma assistência completa 24 horas por dia, com uma série de serviços com o propósito de evitar todo e qualquer inconveniente inerente a uma imobilização do veículo Peugeot, consequência de uma possível pane ou acidente. Os serviços de assistência da Peugeot são gratuitos durante o período de garantia. Desta forma, você poderá dirigir com tranquilidade e segurança. 

conheça os carros elétricos da Peugeot

Novo Peugeot e-208 GT

O Novo Peugeot e-208 GT, já premiado na Europa, chega ao Brasil para proporcionar uma experiência de condução melhorada graças ao seu motor 100% elétrico.

SUSTENTABILIDADE

 

Onde são descartadas as baterias dos carros elétricos?

As baterias dos veículos elétricos são produzidas em íons de lítio e podem ser recicladas. A nossa Rede de Concessionárias está preparada para receber as baterias usadas de nossos carros elétricos e enviá-las para processo de reciclagem, que é feito por parceiros especializados.

carros elétricos são emissão zero?

Como a fonte de um carro elétrico é à energia, eles são livres de emissão de poluentes se comparado a modelos que dependem de gasolina ou outros combustíveis fósseis, contribuindo assim para o meio-ambiente. 

Quando os carros serão todos elétricos? 

Ainda é difícil definir uma data exata quando os veículos serão totalmente elétricos, mas sabe-se que a eletrificação é um caminho sem volta. Estamos há mais de 200 anos fazendo história e em constante evolução. Agora, para dar continuidade a essa trajetória de sucesso, damos início à comercialização do Novo Peugeot e-208 GT, que entrega altas doses de esportividade e emoção. Faça parte desse novo ecossistema de mobilidade elétrica e Move To Electric.

tecnologia elétrica

existem diferentes modos de condução?

Você pode escolher a forma de conduzir o seu carro elétrico. No caso do Novo Peugeot e-208 GT, navegue pelas opções: ​

 

  • Eco: otimização da autonomia;

  • Normal: conforto otimizado para o dia-a-dia;

  • Sport: prioridade à performance e às sensaçnoes, com o máximo de potência e binário (0 a 100km/h em 8,1s).

como é o motor de um carro elétrico?

O motor do carro elétrico não deixa nada a desejar em relação ao modelo à combustão. No caso do Novo Peugeot e-208 GT, não seria diferente, o motor elétrico de imã permanente, oferece uma potência máxima de 100 kW/136 cv. Este proporciona uma condução muito agradável: vibrações reduzidas, motor silencioso, zero emissões.

 

O motor elétrico é assistido por outros elementos:

  • Um ondulador: permite transformar a corrente contínua fornecida pela bateria em corrente alternada, utilizada pelo motor elétrico. O ondulador posiciona-se entre a bateria e o motor elétrico.

  • Um redutor: um veículo elétrico não tem caixa de velocidades, mas sim um redutor. Este permite adaptar a velocidade de rotação do motor elétrico ao intervalo de velocidade.

ECOVAGAS

Em parceria com a Peugeot, a Estapar, maior rede de estacionamentos do Brasil irá disponibilizar pontos de recarga exclusivos para nossos clientes. 

 

As vagas serão especialmente sinalizadas e instaladas em estacionamentos de todo o país administrados pela Estapar, em locais como shopping centers, aeroportos, hospitais, arenas, prédios comerciais e instituições de ensino. Viva a mobilidade em outro patamar.

 

 

WEG

A WEG, referência no setor elétrico há 60 anos se une à Peugeot oferecendo carregadores exclusivos para os modelos elétricos da marca. 

 

Os carregadores WEG + Peugeot foram projetados para garantir ainda mais segurança, comodidade e confiança no carregamento do seu veículo elétrico através de estações wallbox e diversos outros postos de recarga. 

PLUGSHARE

POSTOS DE RECARGA DE CARROS ELÉTRICOS NO BRASIL

Está procurando um lugar para carregar a bateria? Basta dizer ao PlugShare onde você está.​


Por meio de uma parceria entre a Peugeot e a ferramenta, você poderá localizar através do seu celular o local mais próximo no mapa e/ou descobrir proprietários de carros elétricos perto de você. ​


Faça o download gratuitamente do PlugShare na Play Store, Apple Store ou se preferir, utilize a versão desktop.