Fractal

O PEUGEOT FRACTAL é fruto da colaboração entre artistas explorando novos horizontes. Trabalhamos com os designers para aumentar nossos recursos de inspiração. O estilo é inspirado pelo som, e o design guia o visual e os materiais.

UMA NOVA EXPERIÊNCIA

O StelLab, a unidade de pesquisa da PSA PEUGEOT CITROËN, e a FOCAL conceberam um inovador sistema de som 9.1.2 associado a um software, para proporcionar uma experiência de imersão total. Esta tecnologia de som digital simula o sistema auditivo humano. As fontes sonoras são criadas virtualmente e sua localização é projetada para melhorar as informações transmitidas ao condutor.

Quando o sistema de navegação está em uso, a voz sintetizada parecer provir de um ponto distante situado à frente do carro. À medida que o veículo avança, esta fonte sonora aproxima-se do habitáculo e desloca-se para o lado para o qual o veículo precisa virar. Nos cruzamentos, ela se situa no interior do habitáculo, na proximidade imediata do condutor, para alertá-lo da iminência de uma mudança de direção.

Graças à espacialização, o som ajusta-se à morfologia e à trajetória do veículo. O sistema desenvolvido pelo StelLab configura as fontes sonoras separadamente para os modos cupê e cabriolet do PEUGEOT FRACTAL.

EQUIPAMENTO DE ÁUDIO

Para explorar todo o seu potencial, esta instalação ‘9.1.2’ é composta por um sistema 9.1 que integra, na frente, três alto-falantes médios/agudos, dois tweeters, dois woofers e um subwoofer, e atrás, dois médios, dois tweeters e um woofer. 

Além disso, o PEUGEOT FRACTAL é o primeiro veículo no mundo a implantar, no encosto de cada banco, um sistema tátil de graves com dois canais. Essa configuração revolucionária reflete-se no nome da instalação: 9.1.2.

Desenvolvido pela SubPac, uma start-up americana, o sistema tátil de graves propicia uma nova experiência sensorial, pois a difusão dos graves se dá por meio sólido e não pelo ar. Assim, as ondas sonoras passam pelo corpo do ouvinte para chegar ao seu ouvido interno. A pessoa sentada no banco tem uma percepção exclusiva e mais intensa dos graves, sem interferências indesejadas no ambiente ao redor.

TECNOLOGIA FLAX da FOCAL®

A FOCAL, renomado especialista francês de equipamentos de áudio de ponta, também criou a membrana de fibra de linho dos alto-falantes que permite uma reprodução fiel dos sons.

A tecnologia, chamada de FLAX, é caracterizada por um som extremamente natural e sem coloração, uma riqueza de reprodução dos médios e sons robustos nos graves. A restituição espacial no habitáculo é obtida graças a sete alto-falantes FLAX e quatro tweeters de alumínio e magnésio com domo invertido, enquanto dois subwoofers se encarregam do registro dos graves. Esse conjunto conta com quatro amplificadores FD extremamente compactos, totalizando quatorze canais de amplificação e disponibilizando um total de 1600 watts.

ASSINATURA

O PEUGEOT FRACTAL também confere à unidade de tração elétrica a sua própria identidade acústica, sem nenhuma semelhança com aquilo que costumamos associar aos motores de combustão interna. A PEUGEOT encarregou o designer de som brasileiro Amon Tobin de levar a cabo esse desafio. A assinatura sonora externa do PEUGEOT FRACTAL possibilita sua convivência harmoniosa com os outros usuários das vias públicas, como pedestres e ciclistas, que são alertados da sua presença por sons específicos que correspondem aos diferentes estados do veículo: aceleração, desaceleração e velocidade constante.

No interior, a identidade da PEUGEOT se manifesta através de uma concepção de áudio inédita que sonoriza funções como a ignição, as setas de direção, o pisca-alerta, as luzes e vários outros recursos de navegação.